fake news

É falsa mensagem que fala em neve e até -12ºC na região de Santa Maria nos próximos dias

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Reprodução (redes sociais)/Mensagem falsa circula na internet, e faz alerta para queda brusca nas temperaturas nesta segunda e terça-feira

Após uma semana de fenômenos meteorológicos inesperados, como o ciclone-bomba que atingiu parte do Estado e principalmente Santa Catarina, uma mensagem com outra previsão negativa começou a circular em grupos de mensagens e redes sociais. "Alerta máximo de frio extremo", diz o texto, que aponta risco de neve em toda a Região Sul. Sem citar fontes, a mensagem prevê temperaturas negativas, na casa de -12ºC, inclusive na região de Santa Maria. O Diário conversou com um meteorologista, que explica por que a mensagem é falsa

Alerta aponta chegada de novo ciclone extratropical em regiões do RS e SC

O texto traz o aviso: "a partir do dia 04 e principalmente de 05 a 07/07 uma potente massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil, como não se via a mais de 50 anos. [...] Temperaturas negativas generalizadas e geada de forte intensidade. A região de Santa Maria, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo poderá registrar entre -7 e -12°C.". Uma busca nas redes sociais mostra que os primeiros registros de circulação da mensagem ocorreram ainda em julho de 2019, há exato um ano atrás. Agora, a mensagem falsa voltou a ser compartilhada. Na época, de fato, o sul do Brasil viveu dias frios, ainda que não no nível anunciado no texto. Naquele final de semana do ano passado, por exemplo, Santa Maria registrou -1,6º. 

O meteorologista Gustavo Verardo diz que não há previsão de frio extremo para este começo de semana na região. Segundo ele, temperaturas tão baixas como as propagadas na mensagem não foram registradas nos anos recentes.

- Já tivemos temperaturas de até -7°C nas regiões de Soledade e Pinheiro Machado, no sul gaúcho. Porém, não teremos condições de registrar -12°C nesta semana. Julho é um mês frio, com médias de temperaturas baixas, no entanto, não há possibilidade de frio extremo.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe um ciclone extratropical que se aproxima do sul do Brasil, e poderá causar chuva nesta terça. A Região Central foi classificada em alerta laranja de risco, segundo o Inmet. Mas as temperaturas não caem de maneira brusca nesta segunda e terça-feira, quando as mínimas devem ficar na casa dos 11ºC e 12ºC. 

Verardo lembra a importância de não compartilhar fake news. Antes de disseminar um alarme sobre o tempo, vale checar se a previsão compartilhada traz fontes confiáveis, como meteorologistas e institutos de meteorologia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rua Riachuelo tem bloqueio parcial nesta semana

Alerta aponta chegada de novo ciclone extratropical em regiões do RS e SC Próximo

Alerta aponta chegada de novo ciclone extratropical em regiões do RS e SC

Geral